quarta-feira, 4 de abril de 2012

Visita ao Museu da Lingua Portuguesa

PIBID/UNASP/Letras busca inspiriação para o projeto


A proposta deste semestre para o Projeto PIBID é “Criatividade” e nada melhor do que uma visita – feita no dia 11 de março – ao Museu da Língua Portuguesa para motivar os alunos-bolsistas do UNASP- EC, com ideias que tornem o ensino da língua portuguesa mais eficaz e mais dinâmico.
Antes de chegar ao local de destino, os alunos partiram para a primeira tarefa – a de criar estratégias de produção textual baseadas nas diversas formas artísticas que poderiam ser encontradas na Feira de Artesanato da Praça da República. Os alunos se dividiram em duplas para a realização desta tarefa e o objetivo foi alcançado. Ao entrarem em contato com as diversas formas de expressão artístico-culturais, os alunos criaram técnicas para trabalhar a arte no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, como o processo descritivo de uma pintura em que o aprendiz para relatar o que vê, precisará desenvolver a capacidade de múltiplas leituras e ao mesmo tempo estará em contato com a linguagem oral formal.
Após esta tarefa, os alunos-bolsitas puderam entrar em contato com as raízes da nossa língua no Museu da Língua Portuguesa. A segunda tarefa consistiu em analisar o processo histórico de formação do português, as diversas modificações da língua e, principalmente, observar a forma em que a língua era apresentada no museu e adaptar essas ideias para serem usadas na sala de aula, como momentos de reflexão e análise de poemas ou mesmo momentos em que os próprios aprendizes fariam estes poemas, trabalhando, dessa forma, a dimensão criativa da linguagem e desenvolvendo a autonomia de pensamento e criação do aprendiz.
Com uma breve discussão sobre as atividades do dia, a excursão deu-se por encerrada, mas as tarefas continuaram durante a semana. Para que os alunos-bolsistas compreendessem melhor a importância da criatividade no ensino de línguas e também a urgência de unir a criatividade com o ensino contextualizado, foram distribuídos artigos para leitura e resenha com discussões sobre o assunto nas reuniões do PIBID. Os alunos demonstraram grande interesse em aplicar essas estratégias voltadas a criatividade ao ensino da língua portuguesa, ainda que em um ambiente e período muito reduzidos, e também maturidade para ver a excursão como uma oportunidade para criar primeiro em si próprio o desejo de aprender.

Relatado por  Júlia Schuartz e Tamar Viana